Incentivamos os criadores a usarem ferramentas de edição ou geração de conteúdo de forma inovadora e responsável. Ao mesmo tempo, reconhecemos que os visitantes querem saber se o que estão a ver ou ouvir é real.
Para manter os visitantes informados sobre o conteúdo que estão a ver, exigimos que os criadores incluam divulgações se o conteúdo parecer realista, mas tiver sido significativamente alterado ou gerado de forma sintética.
Os criadores têm de incluir divulgações quando o conteúdo:
- Faz com que uma pessoa real pareça dizer ou fazer algo que nunca fez
- Altera as filmagens de um evento ou um local real
- Gera uma cena realista que nunca aconteceu na realidade
Isto pode incluir conteúdo total ou parcialmente alterado ou produzido com ferramentas de edição ou criação de áudio, vídeo ou imagem.
Inclua divulgações através da definição “Conteúdo alterado” no YouTube Studio
A definição “Conteúdo alterado” está disponível para criadores que usam o YouTube Studio num computador e queiram divulgar que o conteúdo foi significativamente alterado ou gerado de forma sintética. Vamos expandir esta definição a outros dispositivos e apps do YouTube no futuro.
Depois de um criador selecionar este campo e carregar o conteúdo, é apresentada uma etiqueta na descrição expandida do vídeo. Por agora, esta etiqueta é apresentada aos visitantes que usam a app YouTube num telemóvel ou tablet, mas vai ser apresentada noutros dispositivos no futuro.
Atualmente, se os criadores produzirem um vídeo curto do YouTube com um dos efeitos de inteligência artificial (IA) generativa do YouTube (como a Faixa do Desejo ou o Ecrã do Desejo do YouTube), não são necessários passos adicionais de divulgação. A ferramenta divulga automaticamente a utilização de IA em nome dos criadores.
Exemplos de conteúdo alterado ou sintético
A lista seguinte inclui exemplos de conteúdo alterado ou sintético. Entre o conteúdo alterado ou sintético, pode incluir-se conteúdo total ou parcialmente alterado ou produzido com quaisquer ferramentas de edição ou criação de áudio, vídeo ou imagem. É necessário incluir divulgações para conteúdo realista e alterações significativas, mas não para conteúdo irrealista ou pequenas edições. Tenha em atenção que esta lista não é exaustiva.
Os criadores não têm de incluir divulgações | Os criadores têm de incluir divulgações |
Aplicação de filtros de beleza | Geração ou alteração digital de conteúdo para substituir a cara de um indivíduo pela cara de outro |
Geração ou expansão sintética de um pano de fundo para simular um carro em movimento | Alteração digital de uma cena famosa de perseguição a um carro de modo a incluir uma celebridade que não participou no filme original |
Utilização de efeitos para melhorar áudio gravado anteriormente | Simulação de áudio para fazer parecer que um profissional médico deu conselhos que, na verdade, não deu |
Utilização de uma animação de um míssil gerada pela IA num vídeo | Representação realista de um míssil disparado contra uma cidade real |
Exemplos de conteúdo para o qual os criadores não têm de incluir divulgações
Exemplos de conteúdo para o qual os criadores têm de incluir divulgações
Inclua divulgações para conteúdo alterado ou sintético
Exigimos que os criadores incluam divulgações para conteúdo significativamente alterado ou gerado de forma sintética que pareça realista. Os criadores podem fazê-lo durante o processo de carregamento.
YouTube Studio num computador
Aceda ao YouTube Studio.
Siga os passos para carregar conteúdo.
Na secção Detalhes, em “Conteúdo alterado”, selecione Sim para responder às perguntas de divulgação.
Continue para selecionar outros detalhes do vídeo.
Atualmente, se os criadores produzirem um vídeo curto do YouTube com um dos efeitos de inteligência artificial (IA) generativa do YouTube (como a Faixa do Desejo ou o Ecrã do Desejo do YouTube), não são necessários passos adicionais de divulgação. A ferramenta divulga automaticamente a utilização de IA em nome dos criadores.
Para ajudar os criadores, podemos selecionar proativamente a opção de conteúdo alterado em seu nome se divulgarem a utilização de conteúdo alterado ou sintético no título ou na descrição do vídeo.
O que acontece depois de os criadores incluírem divulgações
Se os criadores selecionarem a opção “Sim” para indicar que o conteúdo foi alterado ou é sintético, adicionamos uma etiqueta no campo de descrição do vídeo. Por agora, estas etiquetas são apresentadas aos visitantes que estão a ver vídeos do YouTube num dispositivo móvel ou tablet.
Etiqueta no campo de descrição expandido
Etiqueta adicional para conteúdo sensível
É muito importante apresentar informações oportunas de alta qualidade sobre eleições, conflitos atuais, desastres naturais, finanças ou saúde. Este tipo de informações pode afetar significativamente o bem-estar, a segurança financeira ou a segurança geral de pessoas e comunidades. Em conteúdo sobre tópicos sensíveis como estes, pode ser apresentada uma etiqueta mais proeminente no leitor de vídeo para uma maior transparência.
Outros impactos da divulgação
A divulgação da utilização de conteúdo alterado ou sintético não limita o público do vídeo nem afeta a elegibilidade do vídeo para ganhar dinheiro.
Riscos da não divulgação
Os visitantes podem achar que um determinado vídeo é real, quando na realidade foi significativamente alterado ou gerado de forma sintética para parecer realista, o que é potencialmente enganador.
Em alguns casos, quando não são incluídas divulgações para o conteúdo, o YouTube pode tomar medidas para reduzir o risco de danos aos visitantes, aplicando proativamente uma etiqueta que os criadores não conseguem remover. Além disso, os criadores que optarem de forma consistente por não divulgar estas informações podem estar sujeitos a penalizações por parte do YouTube, incluindo a remoção de conteúdo ou a suspensão do respetivo canal do Programa de Parceiros do YouTube.
Lembre-se de que aplicamos as nossas Regras da Comunidade a todo o conteúdo no YouTube, quer seja ou não alterado ou sintético.
Envie feedback sobre este artigo
A informação foi útil?
Sim
Não